Ponte de Lima

A Vila mais antiga de Portugal

Ponte de Lima é terra de tradições, de boa gastronomia e do afamado vinho verde, mas mais que isso, é uma terra onde se cruzam o passado e o futuro. As casas típicas, as ruas e ruelas, o pitoresco das suas gentes, a verdejante vegetação, os imponentes solares e o colorido dos trajes tradicionais. Implantada na região do Vale do Lima e debruçada sobre o rio que lhe conferiu o nome, a vila de Ponte de Lima possui um conjunto de características paisagísticas únicas que desde sempre conferiram a esta vila do Alto Minho uma originalidade e uma especificidade muito próprias.




 
ROTEIRO:
Duração média: 1 dia

 

Percurso Pedestre histórico/cultural – Ponte de Lima

1) O ponto de partida é o Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde (CIPVV) localizado em pleno centro histórico numa magnífica casa – torreada do séc. XVII. Aqui poderá fazer uma visita de conhecimento da Região dos Vinhos Verdes, conhecer o ciclo da vinha e do vinho e terminar com a degustação do afamado vinho verde;

2) Ao sair do CIPVV, desça a rua e encontrará a Fonte da Vila, datada de 1976 e é o poema ‘O Amor e o Tempo’ de António Feijó (poeta limiano), que nos faz parar e suspirar.

3) Siga à esquerda e encontrará a homenagem à Rainha D. Teresa, que concedeu a Ponte de Lima, o foral de Vila, em 1125. À sua volta encontrará dois edifícios que se destacam de imediato: a Câmara Municipal rodeada de um cuidado jardim e o edifício do Paço do Marquês que alberga neste momento o Centro de Interpretação da História Militar. De destacar ainda o recanto de homenagem ao poeta António Feijó e mais uma vez, um lindo poema que se tornou o Hino de Ponte de Lima;

4) Continue o seu percurso pela Rua Cardeal Saraiva e observe as fachadas e varandas das casas. Ao fundo, encontrará à esquerda, a estátua da Vaca das Cordas, a tradição mais tradicional de Ponte de Lima, pois perde-se no pó dos tempos a origem de tão peculiar manifestação. Em véspera do Dia de Corpo de Deus, ao final da tarde, milhares de pessoas aguardam para ver, a vaca guiada por cordas, segue por algumas ruas do centro histórico e termina no areal junto ao Rio Lima, numa cadência de espetáculo emoção.

5) À direita, a Igreja Matriz pertence aos meados do século XV, tendo sido edificada sobre um outro templo que ali existiu, provavelmente remontando à época românica entre os séculos XII e XIII. Tendo sofrido várias modificações, visíveis pelos diferentes estilos arquitetónicos. No exterior um painel de azulejos que representa a aclamação do Rei D. João IV após a Restauração da Independência em 1640.

6) No final da rua, vire à direita e siga pelo Passeio 25 de abril, e encontrará a Torre de São Paulo, testemunho (juntamente com a Torre da Cadeia Velha) do que resta da velha muralha do século XIV, a qual era composta por torres e portas. 

7) O Largo de Camões, com o seu imponente chafariz, é a ‘sala de visitas’ desta vila. Sente-se e relaxe. Ouça as lendas e as estórias locais, adquira novas perspetivas e desligue da rotina do dia-a-dia. Os limianos irão adorar partilhar alguma dica sobre o que poderá fazer durante as suas férias;

8) Chegada a hora de almoço, saboreie a deliciosa gastronomia local, como o Arroz de Sarrabulho servido com rojões de porco. A lampreia do Rio Lima também é muito apreciada e tal como em outras terras portuguesas, não pode faltar um prato típico de bacalhau, sendo aqui preparado o famoso Bacalhau de Cebolada, um prato popular e muito procurado nas tascas e restaurantes. Todas estas iguarias são acompanhadas do afamado Vinho Verde de Ponte de Lima. Para os mais gulosos, os que gostam de doces, não podem deixar de saborear a textura do leite-creme queimado.

9) No fim do almoço, desafiamo-lo a atravessar a Ponte Romana e Gótica, que une as duas margens do Rio Lima há séculos e é a nossa principal atração.

10) O Rio Lima… em Ponte de Lima vai sentir uma estreita relação de proximidade com o rio. Denominado pelos romanos de Lethes – o Rio do Esquecimento (acreditavam que quem o atravessasse perderia para sempre a memória do passado), a ligação desta terra ao rio que lhe deu parte do seu nome é muito forte e, ainda nos dias de hoje, temos de reconhecer essa mais-valia que é também um ponto marcante dos setores turístico e ambiental.

11) À direita, repare na fachada de azulejos da Igreja de Santo António da Torre Velha, provavelmente do século XIX. Era desde há séculos dedicada a Nossa Senhora da Esperança e só em 1803 a confraria de Santo António decide fazer obras avultadas.  Datará deste século o painel de azulejos.

12) Ainda à direita, mais junto ao rio, encontrará a Capela do Anjo da Guarda. Classificada como Monumento Nacional (tal como a ponte) datará possivelmente do séc. XIII.

13) À esquerda, seguindo a "Ecovia do Loureiro que liga Ponte de Lima até à Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, numa distância de cerca de 4 Km. Seguindo a ecovia que nos fará descobrir bonitas paisagens. Faça uma incursão pelos arrabaldes e pelos românticos arredores, faça um piquenique e descubra as aldeias e as casas solarengas que pontuam a paisagem. As vinhas serão uma constante, assim como os trilhos e caminhos rurais que são ideais para dias de descanso. Chegando ao Solar de Bertiandos, contemplamos a grandeza de uma construção nobre, pontuada pelo verde das vinhas que o cercam.

14) Seguimos as direções da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, onde poderá fazer vários percursos, com passadiços em várias partes e torres de observação. Declarada Zona Húmida de Importância Internacional, pela raridade dos seus habitats e pela elevada biodiversidade que sustenta a Área Protegida desenvolve-se em torno de duas lagoas e margens do Rio Estorãos, numa área total de cerca de 350ha.

15) Retornamos à Ecovia do Loureiro e voltamos a Ponte de Lima. Junto à Ponte Nova, subimos as escadas e atravessamos esta ponte que dará uma ampla perspetiva da Ponte Romana e Medieval e do majestoso rio Lima. No final da ponte, desça as escadas e entrará na Avenida 5 de Outubro, comummente conhecida como Avenida dos Plátanos. Já se apercebeu que por aqui cultura e natureza, unem-se num equilíbrio sublime: as florestas, ecovias, parques, jardins, a área protegida…sem esquecer a majestosa Avenida dos Plátanos que acolhe os visitantes, incluindo os milhares de peregrinos que fazem todos os anos, o Caminho Português de Santiago.

16) Chegamos ao último ponto, a Torre da Cadeia Velha, adaptada a prisão no século XVI, alberga atualmente a Loja de Turismo e acolhe exposições temporárias. O visitante mais atento, num passeio pelo casco histórico, não deixará de encontrar vestígios das torres e das muralhas e as marcas respetivas, colocadas no pavimento, a evocar a estrutura monumental desaparecida.


Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde – CIPVV
Contacto: (+351) 258 900 426
e-mail: geral@cipvv.pt


Visitas guiadas nas adegas - Reserva prévia necessária

Quinta do Ameal
Contacto: (+ 351) 916 907 016 / (+351) 258 947 172
e-mail: quintadoameal@esporao.com


Quinta Encontro das Fontes
e-mail: encontrodasfontes@gmail.com


Casa das Buganvílias
Contacto: (+351) 935 764 844
e-mail: geral@casadasbuganvilias.com
 

Aphros Wine
Contacto: (+351) 961 351 335
e-mail: antonieta@aphros-wine.com
 

Casa de Barreiro
Contacto: (+351) 966 967 930
e-mail: casadobarreiro@netc.pt

 
Quinta da Agra
Contacto: (+351) 967 075 154 /(+351) 258 941 313
e-mail: geral@quintadaagra.com


Quinta do Paço de Calheiros
Contacto: (+351) 258 947 164 /(+351) 969 013 213
e-mail: info@pacodecalheiros.com
 

Vil’a Antiga
Contacto: (+351) 969 556 674
e-mail: jose_lima_11@hotmail.com
 

Quinta da Freiria
Contacto: (+351) 937 082 526
e-mail: vieiralisboam@gmail.com
 

Lethes
Contacto: (+351) 966 123 607
e-mail: apm-porto@gla.pt
 

Casa da Cuca
Contacto: (+351) 966 654 982
e-mail: casadacuca.pontedelima@gmail.com


Solar da Borgonha
Contacto: (+351) 961 356 360
e-mail: maria.azeredo@solardeborgonha.com


Adega Cooperativa de Ponte de Lima
Contacto: (+351) 258 909 700
e-mail: geral@adegapontelima.pt
 

Escola Profissional Agrícola de Ponte de Lima
Contacto: (+351) 258 741 404
e-mail: epapl@mail.telepac.pt


Informações úteis:

Loja Interativa de Turismo
Morada: Torre da Cadeia Velha, Passeio 25 de Abril | 4990-058 Ponte de Lima
Telefone: (+351) 258 240 208
E-mail: lojaturismo@cm-pontedelima.pt

Horário: todos os dias: 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

Notícias