Exposição Permanente

O conceito criado para esta exposição é uma relação estreita entre os objetos e o espaço. A Casa Torreada dos Barbosa Aranha é um imóvel classificado como de interesse público, é um solar urbano onde não coube uma adega nem tão pouco anexos agrícolas. Assim sendo estes objetos associados à produção do vinho não viveram nunca nesta casa. Esta foi a primeira não relação que encontrámos e por isso chegou-se ao aprisionamento das peças.

O desenho da exposição permanente reflete isso mesmo peças que estão presas dentro de núcleos de madeira.

O desenho dos núcleos recria alguns elementos que encontramos no mundo agrícola, como as escadas, as latadas. Por isso caminhamos ao longo do percurso expositivo debaixo de uma estrutura de madeira. A madeira é o elemento principal porque de madeira são a maioria das peças e porque esta era a matéria prima mais usada na produção de vinho.

Os
temas são essencialmente três: a história do Vinho Verde ao longo dos tempos, que está inserida na primeira sala com recurso a equipamento interativo, desafiando o visitante a descobrir mais sobre a Região. O segundo tema aborda todo o processo de produção do vinho, desde o momento em que as vides são plantadas até ao transporte do vinho e sua comercialização. Por último, na terceira sala é dado especial enfoque à certificação e promoção, demonstrando a importância da Região Demarcada e dos organismos reguladores para que este produto seja hoje largamente reconhecido ao nível internacional, pela sua qualidade.

O espaço de exposição permanente conta-nos uma história, com peças únicas, singulares na sua função.

Venha descobri-lo!



Notícias