Notícias

<  Ver Todas

Apresentação da Candidatura de Ponte de Lima Cidade Europeia do Vinho 2018 | 30 de novembro, no Parlamento Europeu

29 Novembro 2017
Apresentação da Candidatura de Ponte de Lima Cidade Europeia do Vinho 2018 | 30 de novembro, no Parlamento Europeu Candidatura a Cidade Europeia do Vinho 2018

O Município de Ponte de Lima vai apresenta amanhã, dia 30 de novembro, a candidatura a Cidade Europeia do Vinho 2018. A candidatura, que será apresentada na sede do Parlamento Europeu, em Bruxelas insere-se no âmbito do projeto RECEVIN – Rede Europeia das Cidades do Vinho.

Conhecida aqui e além-fronteiras pela sua arquitetura, pelo Rio Lima, pelas tradições, pelas suas gentes e pela sua gastronomia, Ponte de Lima é também famosa pelo Vinho Verde de casta Loureiro. Situada bem no centro da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, a Vila mais antiga de Portugal tem-se assumido – cada vez mais – como a ‘Capital do Vinho Verde’. Ponte de Lima é, com orgulho, o segundo maior produtor de vinho verde do distrito de Viana do Castelo e o maior produtor de vinho tinto. Ademais, Ponte de Lima possui o maior número de produtores individuais de vinho verde de toda a Região Demarcada. Este é um setor que tem, cada vez mais, um peso substancial no desenvolvimento económico do concelho limiano, muito por conta da aposta na promoção do enoturismo, setor que cada vez mais se destaca pela oferta de produtos e serviços de excelência, reconhecidos nacional e internacionalmente. É prova disso o título de Best of Wine Tourism Awards, recentemente atribuído pela Great Wine Capitals, ao Centro de Interpretação do Vinho Verde (CIPVV), cujas infraestruturas estão sediadas na Casa Barbosa Aranha, em pleno Centro Histórico de Ponte de Lima.

A candidatura de Ponte de Lima a Cidade Europeia do Vinho 2018, tem como objetivo dar seguimento à política de valorização e promoção do património cultural e do Vinho Verde, nos planos nacional e internacional, pelo desenvolvimento da comunidade e de todos os agentes económicos, enobrecendo não só o concelho de Ponte de Lima mas, também toda a Região Demarcada dos Vinhos Verdes, cujos vinhos são únicos e incomparáveis.

 

Notícias Relacionadas