Notícias

<  Ver Todas

Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde

07 Março 2016
Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde Oficialmente Inaugurado no Dia de Ponte de Lima
O Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde - CIPVV está oficialmente aberto. No Dia de Ponte de Lima, o Município de Ponte de Lima comemorou os 891 anos da outorga do seu primeiro foral, pela Rainha D. Teresa e seu filho, o Infante D. Afonso, abrindo as portas de um novo espaço que tem como principal missão promover um produto de excelência do concelho, contribuindo para a promoção do enoturismo, como produto estratégico da região.

Numa parceria estabelecida entre o Município de Ponte de Lima e a Comissão de Viticultura dos Vinhos Verdes - CVRVV, este projeto de dimensão regional, apresenta-se como uma estrutura abrangente que incorpora elementos alusivos à diversidade e identidade das nove Sub-regiões em que atualmente se subdivide a Região Demarcada dos Vinhos Verdes, na perspetiva da promoção do vinho e divulgação do património vitivinícola.

A inauguração oficial contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, e do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, numa cerimónia integrada no programa oficial das comemorações do Dia de Ponte de Lima. Felicitando o Município pela efeméride que comemorava, o Primeiro-Ministro, sublinhou a "importância do CIPVV e o que representará para a valorização do Vinho Verde".

No discurso oficial do Dia de Ponte de Lima, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Engº Victor Mendes assegurou que o CIPVV vai integrar a "Rede de Equipamentos de Vocação Turística, de Promoção dos Recursos Endógenos e do Património Histórico". Com um investimento total superior a um milhão e seiscentos mil euros, este novo equipamento irá "dignificar sobremaneira as nove sub-regiões que compõem a Região Demarcada dos Vinhos Verdes e o contributo de todos os parceiros não pode ser esquecido neste tão importante momento", sustentou o autarca.

De referir ainda que o investimento associado a este projeto foi enquadrado em duas candidaturas: Enoturismo II do PROVER Minho IN (Estratégias para a Eficiência Coletiva) em parceria com a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e Projeto "CIP do Vinho Verde", ambos Financiados pelo ON2 - o Novo Norte, FEDER, taxa de comparticipação de 70% e 85% respetivamente.

Instalado em pleno Centro Histórico da Vila Mais Antiga de Portugal, o CIPVV funciona de terça a domingo, entre as 10h00 e às 12h30 e das 14h00 às 18 horas. Para mais informações contate através do telefone 258 900 426 ou pelo e-mail: geral@cipvv.pt.

 

Notícias Relacionadas