Notícias

<  Ver Todas

CONCURSO CIDADES DO VINHO 2020: Adesão de produtores supera as expectativas

02 Novembro 2020
CONCURSO CIDADES DO VINHO 2020: Adesão de produtores supera as expectativas Mais de 550 vinhos vão estar à prova no final do mês em Lagoa. Os produtores nacionais "responderam de forma muito positiva" ao desafio da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal...

José Arruda, secretário-geral da AMPV, reconhece que "no nosso horizonte esteve desde o início o patamar dos 500 vinhos, mas também tivemos sempre presente o momento muito difícil que atravessamos e que tanto afeta a economia nacional, nomeadamente os pequenos produtores, muitos deles vitivinicultores com empreendimentos enoturísticos que estão com a sua atividade praticamente parada".

Contudo, "os produtores nacionais aderiram de uma forma muito positiva e a adesão superou as nossas expectativas", revela, acrescentando que "os produtores demonstraram, por um lado, que este concurso é importante nesta fase complicada da pandemia, porque a melhor forma de ultrapassar as dificuldades é não parar, e este concurso vai precisamente reconhecer e prestigiar aqueles que continuam a trabalhar, a fazer excelentes vinhos; e por outro lado os produtores deram também um sinal de confiança, de que o caminho que temos de seguir passa pela valorização integrada e conjunta do vinho e do território. E este concurso distingue-se de qualquer outro precisamente por isso, por ser um concurso que dá o devido e merecido valor ao território onde os vinhos são produzidos".

José Arruda lembra ainda que "este é um concurso diferente de todos os outros porque não falamos só de vinhos, falamos do nosso território, da sua riqueza, das suas potencialidades, da sua identidade, envolvendo os municípios. Acredito que este fator diferenciador tenha sido decisivo para o Presidente da República, que atribuiu a este nosso concurso o seu Alto Patrocínio, o que muito nos orgulha". 

Aumentam também as expectativas para o Concurso Europeu de 2021

Uma outra característica que torna este concurso singular é a possibilidade de participação em dois concursos, ou seja, os vinhos inscritos no Concurso Cidades do Vinho ficam automaticamente inscritos no Concurso Europeu que irá decorrer em maio 2021 em Itália, e que há 18 anos é promovido pela associação italiana Città del Vino. Também para este concurso as expectativas da participação portuguesa estão agora bem altas.

"Se ao longo destes últimos anos Portugal tem estado em destaque neste concurso — a seguir a Itália, somos o país com maior número de vinhos participantes e com mais medalhas — acreditamos que a edição do próximo ano será histórica para Portugal. Vamos bater o recorde de amostras e estou muito convencido que iremos também bater o recorde de prémios. Iremos mostrar ao mundo que a excelência, diversidade e singularidade dos nossos vinhos são uma realidade, são o espelho do nosso território. É isso que o concurso nacional e o concurso europeu pretendem dar a conhecer: a excelente qualidade dos vinhos portugueses aliada a um território cheio de vida, de cultura, tradições e de experiências para oferecer", afirma José Arruda.

O júri do Concurso Cidades do Vinho 2020 é presidido por António Ventura e a avaliar os mais de 550 vinhos inscritos estarão alguns dos mais conceituados provadores nacionais. O concurso arranca no dia 26 com uma prova de vinhos da região do Algarve e nos dois dias seguintes (27 e 28 de novembro) serão realizadas visitas a quintas e adegas de produtores algarvios. No dia 28 terá lugar um jantar com homenagem póstuma a Paolo Benvenuti, grande impulsionador do enoturismo e impulsionador e dinamizador do Concurso Enológico Internacional Cidades do Vinho.