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O Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde com aumento de visitantes em 2021

20 Janeiro 2022
O Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde com aumento de visitantes em 2021 Em 2021, apesar do encerramento no início do ano, a retoma foi consolidando-se e a partir no segundo semestre, com o arranque das férias de verão no mês de julho e com uma procura crescente até novembro.

O Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde – CIPVV – é gerido pelo Município de Ponte de Lima e pretende envolver os vários agentes responsáveis pela produção e promoção dos Vinhos Verdes. A sua missão passa por promover a investigação do lastro patrimonial e promover o Vinho Verde associado ao seu terroir. São desenvolvidos diversos projetos e atividades que possibilitam uma visão alargada desta região, nomeadamente, da diversidade e qualidade dos vinhos verdes assim como da sua envolvente histórica e cultural.

O CIPVV abriu portas a 4 de março de 2016, tendo recebido até ao momento, cerca de 22 000 visitantes. Na exposição permanente, os visitantes são convidados a percorrer a evolução histórica dos vinhos verdes e da região demarcada, assim como, acompanhar o ciclo da vinha e do vinho, até à sua certificação. A visita termina com uma prova de vinho, que é sempre a ocasião perfeita para apreciarem caraterísticas aromáticas e gustativas do Vinho Verde.

O ano de 2020 foi marcado pelo impacto negativo generalizado na economia e com grandes quebras para o turismo, fruto das limitações impostas pela Covid-19. No CIPVV, esses impactos materializaram-se no cancelamento de reservas de grupo e na diminuição de visitantes nacionais e estrangeiros. Já em 2021, apesar do encerramento no início do ano, a retoma foi consolidando-se e a partir no segundo semestre, com o arranque das férias de verão no mês de julho e com uma procura crescente até novembro. De destacar que no mês de outubro, com o levantamento das restrições, registaram-se cerca de 900 visitantes, sendo até ao momento, o mês com mais público desde a abertura. Numa análise global do ano, o aumento foi de 78% face a 2020.

Os números registados em 2021 trazem uma boa perspetiva para o futuro, mesmo assim, sem ser previsível o regresso, a curto prazo, aos números de pré-pandemia. Para já, o ano de 2022 mostra-se promissor, dada a crescente procura por parte de agências e operadores turísticos, nacionais e estrangeiros.


 

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