Notícias
< Ver TodasRota Iter Vitis em Ponte de Lima recebe visita de avaliadora do Instituto Europeu dos Itinerários Culturais


O programa dos Itinerários Culturais foi lançado pelo Conselho da Europa em 1987, pondo em prática os princípios fundamentais do Conselho da Europa: direitos humanos, democracia cultural, diversidade cultural e identidade, diálogo, intercâmbio e enriquecimento mútuo entre países. Cabe ao Instituto Europeu dos Itinerários Culturais, organismo sediado no Luxemburgo, dar apoio técnico ao programa, que beneficia igualmente de um suporte da Comissão Europeia.
A visita teve início no Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde, que desde 2018 acolhe a sede da Iter Vitis Portugal, onde tomou conhecimento dos projetos atualmente em curso, bem como daqueles que estão previstos para 2020.
Com o intuito de estabelecer a interligação entre o itinerário Iter Vitis e outros Itinerários Culturais do Conselho Europeu, em particular o Caminho Português de Santiago de Compostela, foi percorrido um pequeno trecho com passagem pelo Albergue dos Peregrinos, que serve também de Domus Iter Vitis.
A visita incluiu o contacto com proprietários de casas solarengas e quintas produtoras de vinho com o intuito de dar a conhecer as vantagens que poderão advir da ligação destas ao Itinerário Cultural Iter Vitis – Os Caminhos da Vinha.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho, a quem cabe a presidência do Iter Vitis Portugal, tem em curso o projeto que visa alargar a rede através da criação de um espaço Iter Vitis em cada um dos restantes membros da Rede e Museus Portugueses do Vinho.
Fonte:
CIPVV