Notícias

<  Ver Todas

Rota Iter Vitis em Ponte de Lima recebe visita de avaliadora do Instituto Europeu dos Itinerários Culturais

16 Dezembro 2019
Rota Iter Vitis em Ponte de Lima recebe visita de avaliadora do Instituto Europeu dos Itinerários Culturais O Município de Ponte de Lima recebeu a visita de Diane Dodds
O Município de Ponte de Lima recebeu a visita de Diane Dodds, nomeada pelo Instituto Europeu dos Itinerários Culturais para a renovação da atribuição de credenciação do Iter Vitis – Os Caminhos da Vinha como Itinerário Cultural do Conselho da Europa, do qual fazem parte 18 países.

O programa dos Itinerários Culturais foi lançado pelo Conselho da Europa em 1987, pondo em prática os princípios fundamentais do Conselho da Europa: direitos humanos, democracia cultural, diversidade cultural e identidade, diálogo, intercâmbio e enriquecimento mútuo entre países. Cabe ao Instituto Europeu dos Itinerários Culturais, organismo sediado no Luxemburgo, dar apoio técnico ao programa, que beneficia igualmente de um suporte da Comissão Europeia.

A visita teve início no Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde, que desde 2018 acolhe a sede da Iter Vitis Portugal, onde tomou conhecimento dos projetos atualmente em curso, bem como daqueles que estão previstos para 2020.

Com o intuito de estabelecer a interligação entre o itinerário Iter Vitis e outros Itinerários Culturais do Conselho Europeu, em particular o Caminho Português de Santiago de Compostela, foi percorrido um pequeno trecho com passagem pelo Albergue dos Peregrinos, que serve também de Domus Iter Vitis.

A visita incluiu o contacto com proprietários de casas solarengas e quintas produtoras de vinho com o intuito de dar a conhecer as vantagens que poderão advir da ligação destas ao Itinerário Cultural Iter Vitis – Os Caminhos da Vinha.

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho, a quem cabe a presidência do Iter Vitis Portugal, tem em curso o projeto que visa alargar a rede através da criação de um espaço Iter Vitis em cada um dos restantes membros da Rede e Museus Portugueses do Vinho.

Fonte: CIPVV
 

Notícias Relacionadas