Notícias

<  Ver Todas

Vindimas na Região dos Vinhos Verdes

29 Setembro 2021
Créditos: Casa das Buganvílias A Região do Vinho Verde, a região demarcada e regulamentada mais antiga do mundo, já deu o arranque às tão famosas e esperadas vindimas. Photo: Casa das Buganvílias

Vindimas na Região do Vinho Verde

A Região do Vinho Verde, a região demarcada e regulamentada mais antiga do mundo, já deu o arranque às tão famosas e esperadas vindimas e, por todo o seu vasto território, a paisagem pinta-se de gente que alegremente faz desta atividade, uma festa que encerra um ano de trabalho árduo nas vinhas.

As vindimas consistem na colheita dos cachos de uvas, destinados à produção de vinho, quando estas atingem o grau indicado de amadurecimento. Os cachos são então enviados para os lagares, onde começa a produção de diversos tipos de vinhos. É aos produtores que cabe em função da casta, determinar a relação que mais lhes convém em função do tipo de vinho que pretendem produzir. Posteriormente, deve ser feito o transporte dos cachos nas melhores condições, já que, devido ao calor próprio da época, as uvas amassadas começam a fermentar antes do tempo.

É muito importante efetuar a vindima na altura apropriada, de forma a obter uma boa qualidade do vinho. Na Região dos Vinhos Verdes, o fim do Verão e o início do Outono é sinonimo de vindimas, as uvas estão prontas para serem colhidas das videiras, num trabalho realizado em ambiente de festa e convívio e cabe a cada propriedade marcar a sua vindima, onde há cultivo de uvas acorrem trabalhadores sazonais mas também amigos, vizinhos, e é iniciado um dos mais característicos momentos da etnografia portuguesa. Uma tradição que, apesar de modernizada em alguns aspetos, ainda é o que era.

Os Vinhos Verdes estão numa fase de crescimento, não só na qualidade das suas colheitas e vinhos produzidos, mas também na forma como cada vez mais ganham terreno nas experiências de Enoturismo. A época das vindimas é por excelência, a altura perfeita para conhecer esta região e viver, ainda que por uns dias, a alma deste território.

 

Notícias Relacionadas