Notícias

<  Ver Todas

Vinhos de Ponte de Lima premiados no “Concurso Cidades do Vinho”

19 Maio 2021
Vinhos de Ponte de Lima premiados no “Concurso Cidades do Vinho” Ponte de Lima fez-se destacar neste concurso com dois vinhos de produtores locais

O concelho de Ponte de Lima localiza-se na zona dos afamados e mundialmente únicos vinhos verdes, sendo já uma referência internacional e um dos nossos maiores orgulhos a produção de vinhos verdes de excelência.

Decorreu nos dias 7,8 e 9 de Maio do presente ano, o Concurso "Cidades do Vinho”, que contou com a presença de 25 jurados que avaliaram e pontuaram cerca de 550 vinhos do território continental e ilhas, atribuindo 160 medalhas.

Ponte de Lima fez-se destacar neste concurso com dois vinhos de produtores locais, sendo eles:

• Paço Calheiros – Medalha prata com 86,67 pontos;
• Da Cuquinha (Casa da Cuca) – Medalha de prata com 87 pontos;

Estes vinhos estão presentes na Enoteca "Sala de Provas” do CIPVV – Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde. Instalado na Casa Torreada dos Barbosa, em pleno centro histórico de Ponte de Lima, o CIPVV pretende contribuir para a promoção do Vinho Verde associado ao seu terroir enquanto produto de excelência, bem como para o desenvolvimento e afirmação do enoturismo na região dos Vinhos Verdes.

O Paço de Calheiros continua a ser ocupado pela família que o construiu, sendo o conde Francisco Calheiros a imagem de marca do espaço. Em volta do imponente Paço de Calheiros foi plantada nova vinha para branco loureiro. Mantendo uma pequena parcela de vinhão que já existia desde a fundação da casa.

Já no lugar do Couto respira-se história rodeada pelo Monte de Santo Ovídeo, pela Serra da Senhora do Minho e pelo Monte Antelas encontra-se a Quinta da Cuca. Este projeto de família conta ainda com um alojamento no espaço rural e oferece experiências gastronómicas e de enoturismo. São quatro hectares de vinha a que se junta uma pequena percentagem de vinhão, o verde tinto que a família continua a produzir mais para manter a tradição. O nome da casa vem de Cuca, a mulher que vendia leite e que percorria a aldeia de cântaro à cabeça.

A participação neste concurso vínico promove o sector vitivinícola local e enaltece os excelentes vinhos que são produzidos em Ponte de Lima.

 

Notícias Relacionadas