Notícias
< Ver TodasVinhos de Ponte de Lima premiados no “Concurso Cidades do Vinho”


O concelho de Ponte de Lima localiza-se na zona dos afamados e mundialmente únicos vinhos verdes, sendo já uma referência internacional e um dos nossos maiores orgulhos a produção de vinhos verdes de excelência.
Decorreu nos dias 7,8 e 9 de Maio do presente ano, o Concurso "Cidades do Vinho”, que contou com a presença de 25 jurados que avaliaram e pontuaram cerca de 550 vinhos do território continental e ilhas, atribuindo 160 medalhas.
Ponte de Lima fez-se destacar neste concurso com dois vinhos de produtores locais, sendo eles:
• Paço Calheiros – Medalha prata com 86,67 pontos;
• Da Cuquinha (Casa da Cuca) – Medalha de prata com 87 pontos;
Estes vinhos estão presentes na Enoteca "Sala de Provas” do CIPVV – Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde. Instalado na Casa Torreada dos Barbosa, em pleno centro histórico de Ponte de Lima, o CIPVV pretende contribuir para a promoção do Vinho Verde associado ao seu terroir enquanto produto de excelência, bem como para o desenvolvimento e afirmação do enoturismo na região dos Vinhos Verdes.
O Paço de Calheiros continua a ser ocupado pela família que o construiu, sendo o conde Francisco Calheiros a imagem de marca do espaço. Em volta do imponente Paço de Calheiros foi plantada nova vinha para branco loureiro. Mantendo uma pequena parcela de vinhão que já existia desde a fundação da casa.
Já no lugar do Couto respira-se história rodeada pelo Monte de Santo Ovídeo, pela Serra da Senhora do Minho e pelo Monte Antelas encontra-se a Quinta da Cuca. Este projeto de família conta ainda com um alojamento no espaço rural e oferece experiências gastronómicas e de enoturismo. São quatro hectares de vinha a que se junta uma pequena percentagem de vinhão, o verde tinto que a família continua a produzir mais para manter a tradição. O nome da casa vem de Cuca, a mulher que vendia leite e que percorria a aldeia de cântaro à cabeça.
A participação neste concurso vínico promove o sector vitivinícola local e enaltece os excelentes vinhos que são produzidos em Ponte de Lima.