Factos sobre Vinho Verde



10 Factos sobre o Vinho Verde
 
1. Demarcada a 18 de Setembro de 1908, a Região Demarcada dos Vinhos Verdes estende-se por todo o noroeste de Portugal, na zona tradicionalmente conhecida como Entre-Douro-e-Minho. No entanto sempre se fez vinho no Minho. No séc. XVI instala-se em Viana do Castelo a Feitoria Inglesa e, dessa barra, saíam os vinhos minhotos para o Norte da Europa.  Em 2018 celebramos os 110 anos da Demarcação da Região dos Vinhos Verdes.

2. Em termos de área geográfica é a maior Região Demarcada Portuguesa, e uma das maiores da Europa.

3. Os Vinhos Verdes terão sido os primeiros vinhos portugueses exportados para os mercados europeus. Nos séculos XVI e XVII os vinhos do Vale do Minho e do Vale do Lima eram regularmente transportados para o Norte da Europa.

4. Existem atualmente 15 mil agricultores a trabalhar o vinho verde e que produzem 100 mil toneladas de uvas.

5. No mercado nacional, o vinho verde é a segunda região com maior dimensão em termos de presença no mercado.

6. Em 2017 a Região Demarcada dos Vinhos Verdes exportou 25.8 milhões de litros para 104 países.
7. A Denominação de Origem Controlada (DOC) de Vinho Verde é usada em vinhos e espumantes tintos, brancos e rosados, aguardentes vínicas e bagaceiras e ainda vinagre branco, tinto e rosado.

8. O solo na maior parte da região tem origem na desagregação do granito. Em geral apresenta pouca profundidade e texturas arenosas. A acidez é naturalmente elevada.

9. Dadas as variações na tipologia de solo e microclimas, justifica-se a repartição em nove sub-regiões, com diferentes castas recomendadas à produção.

10. Tal como acontece na certificação de DOC (Denominação de Origem Controlada) os vinhos que beneficiam de IGM (Indicação Geográfica Minho) estão igualmente sujeitos a um controlo rigoroso de todas as fases de produção.

Fonte: CVRVV

Notícias