Vinhos

<  Ver todos

Soalheiro

0
# 1 / 1 #

Soalheiro

Castas
Sub-Região
Ano
2023
Castas
Sub-Região
Ano
2023
Alvarinho

Soalheiro Alvarinho 2017: um vinho intenso, elegante e com volume. Iniciada no final de agosto, a vindima desta colheita foi a mais precoce que já alguma vez se realizou no Soalheiro, mas demonstrou um equilíbrio excecional entre a fruta e a acidez dos Alvarinhos do terroir único de Monção e Melgaço. A precipitação, nos meses de verão, em especial nos meses de julho e agosto, foi muito baixa e as temperaturas registaram-se, durante o dia, moderadas a elevadas. Contudo, foram as noites frias caraterísticas deste terroir que favoreceram uma maturação lenta e a preservação dos aromas. No final de agosto, o ponto ideal de maturação estava atingido. Com um início de setembro seco e de temperaturas moderadas, o final de vindima verificou-se extraordinário.

DIAS QUENTES E NOITES FRIAS PERMITEM A MANUTENÇÃO DE AROMAS FRESCOS E FRUTADOS COM UMA ACIDEZ PRESENTE, MAS MODERADA

Melgaço, a região mais norte de Portugal, está protegida por um conjunto de serras que permitem um casamento perfeito entre a pluviosidade, a temperatura e o número de horas de sol necessários à melhor maturação das uvas da casta Alvarinho. Esta caraterística climática durante a maturação está muitas vezes associada ao microclima de Monção e Melgaço, que alterna dias quentes com noites frias, permitindo a manutenção de aromas frescos e frutados com uma acidez presente, mas moderada, bem ao estilo que definimos para o Soalheiro.

Produtor: Soalheiro
Região: Melgaço, Monção

Vinificação
As uvas, exclusivamente da casta Alvarinho, são colhidas manualmente em caixas de pequena capacidade e transportadas para a adega num curto espaço de tempo. Após a prensagem, o mosto obtido decanta durante 48 horas, segue-se a fermentação, a temperatura controlada, usando leveduras pré-seleccionadas para o efeito. O engarrafamento efectua-se após a estabilização do vinho, sendo seguido de um estágio em garrafa. A vinificação do Alvarinho Soalheiro está direccionada para obter um vinho que concentre a qualidade das uvas e permita uma boa evolução após o engarrafamento.


Castas: Alvarinho
Álcool (%): 12.5
pH: 3.41
Acidez Total (g/dm3): 5.4
Acidez Volátil (g/dm3): 0.32
Açúcar Residual: Seco
(os valores são orientativos)

Notas de Prova
Cor amarela citrina, aroma com o perfil do Alvarinho Soalheiro Clássico, intenso e tropical com notas minerais.

Sugestão de Acompanhamento
Ideal como aperitivo ou para acompanhar mariscos, pratos de peixe ou pratos de carnes de aves.