Notícias

<  Ver Todas

TURISMO DE PORTUGAL APROVA CANDIDATURA DO MUNICÍPIO DE PONTE DE LIMA PARA A PROMOÇÃO DO LOUREIRO

09 Maio 2019
TURISMO DE PORTUGAL APROVA CANDIDATURA DO MUNICÍPIO DE PONTE DE LIMA PARA A PROMOÇÃO DO LOUREIRO Aprovada a candidatura “Loureiro do Vale do Lima – um vinho, um território, um destino” apresentada à Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior
O Município de Ponte de Lima viu recentemente aprovada a candidatura "Loureiro do Vale do Lima – um vinho, um território, um destino” apresentada à Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, no valor de investimento total de cerca de 209.000,00€, com uma comparticipação de 118.895,00 €.

O presente projeto, apresentado pelo Município de Ponte de lima enquanto promotor e beneficiário das atividades a implementar, assume-se como um projeto de dimensão supramunicipal, tendo como objetivo principal o incremento do enoturismo através do desenvolvimento de um conjunto alargado de ações de promoção e marketing do vinho verde centradas especificamente na Casta Loureiro destacando-se, por esta via, a sua qualidade e nobreza enquanto produto patrimonial e identitário da região do Vale do Lima, que integra os concelhos de Ponte de Lima, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez e Viana do Castelo, apostando numa marca territorial de grande valor.

Pretende-se, desta forma, dar um importante contributo para um caminho que recentemente se começou a trilhar, num trabalho conjunto e em consenso com os vários atores do sector/players, que acreditamos poderá trazer grandes vantagens ao território em causa nomeadamente no reforço da sua identidade e atratividade.

A promoção de destinos turísticos associados ao vinho e à vinha, enquanto produtos endógenos de grande relevância a valorizar e enquanto contributo para o desenvolvimento e afirmação económica da região, passa também pela associação e identidade de uma determinada casta ao seu território de origem, sendo um elemento identitário e uma marca indissociável a esse mesmo destino.

Sendo o Vinho Verde um produto estratégico em termos económicos, ou seja um recurso específico a valorizar, pretende-se acrescentar ao propósito anterior e numa estratégia já consensualizada entre os vários atores locais, nomeadamente os produtores, a associação natural e imediata da Casta Loureiro ao Vale do Lima. Terroir, palavra de origem francesa, sem tradução para outros idiomas, está sempre presente quando se fala em bons vinhos sendo essa a conceção a adotar nesta estratégia. A casta Loureiro existe em quase toda a região dos Vinhos Verdes, mas é originária do vale do rio Lima.

 

Notícias Relacionadas

  • Fam Trip - Agentes turísticos e... 15 Outubro 2016 O Município de Ponte de Lima e a TURIHAB - Associação do Turismo de Habitação receberam na passada sexta-feira um grupo de 69 agentes turísticos brasileiros do Operador...
  • Centro de Interpretação e... 29 Agosto 2018 No próximo dia 7 de setembro, o CIPVV será o anfitrião de um grupo de onze importantes sommeliers dos EUA, numa visita organizada pela Comissão de Viticultura da Região dos...